A diferença que faz um professor na vida de uma criança com dificuldade de aprendizagem
Neste filme indiano, da Netflix, que é mais antigo, de 2007, e já foi visto por milhões de pessoas, Ishaan, um menino que vive em uma família na qual o sucesso nos estudos e a competitividade são endeusados, desde cedo começa a apresentar dificuldades de aprendizagem e uma tendência enorme à dispersão.
Sempre lutando para tentar entender o motivo pelo qual ele é diferente dos outros, porque sempre fica disperso e é sonhador, o menino é enviado a um colégio interno, como uma espécie de castigo da família, onde encontra um professor que tem, enfim, a capacidade de enxergar aquela criança além das suas dificuldades e diagnósticos.
Mais do que profissionalismo, o que este professor representa é a tradução perfeita da palavra empatia, dando-nos lições valiosas e emocionantes de como ver uma criança além de suas dificuldades. Também é interessante ver o estigma que acompanha uma família com uma criança com transtornos, na Índia, que carrega aspectos religiosos e culturais muito diferentes.
Aviso: é para ver com uma caixa de lenço de papel por perto, porque chora-se mesmo, durante quase todo o filme, pois tudo é muito emocionante, sem ser piegas.
É enfim uma realidade que apesar de passada na Índia, pode estar acontecendo com a sua família, a família dos vizinhos e você nem sabe…